Desde segunda-feira (1º), técnicos da Secretaria Estadual de Saúde estão em Itabira para capacitar os 58 novos agentes de combate a endemias (ACE), contratados este ano por meio de processo seletivo. O treinamento segue até amanhã (4) com atividades nos turnos da manhã e tarde. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Nos cinco dias de curso, serão abordados o papel do ACE nas ações de controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as atribuições, legislação, preenchimento de boletim de campo, aspectos morais e éticos, humanização, comunicação entre o ACE e a população, a importância do trabalho em equipe, arboviroses, o Programa Estadual de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes e as diretrizes nacionais, o reconhecimento geográfico, a elaboração do Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti (Liraa), ovitrampa (armadilhas), tratamento focal e larvicidas utilizados, ações emergenciais e vigilância. Todos os temas são seguidos de atividades práticas, dinâmicas e discussões.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Natália Franco Barbosa de Andrade, o objetivo dessa capacitação é garantir um desempenho eficiente dos agentes em campo. “A maioria não sabe ao certo a função de um ACE. Aprendeu o trabalho com a supervisora de área, mas não aprofundou no assunto.
Essa é uma oportunidade de eles terem uma capacitação aprofundada. Ao final do curso, eles estarão qualificados, com conhecimentos mais técnicos para sua prática cotidiana com assuntos que exploram as políticas públicas de saúde, o controle social, a territorialização, bem como as ações de promoção de saúde e prevenção de doenças”, resume Natália Andrade.