Um projeto de lei que cria em Itabira o transporte receptivo foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara Municipal nesta sexta-feira, 5 de outubro. O PL 90/2018, de autoria do Executivo, tem como propósito fomentar a diversificação econômica do município por meio do turismo, ao integrar os diversos atrativos urbanos e rurais.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A proposta foi amplamente comentada e elogiada pelos vereadores, que destacaram a necessidade de se criar novas alternativas econômicas locais com o anunciado fim da mineração.
Para o vereador Neidson Dias Freitas (PP), presidente da Câmara, o projeto é mais uma ação do Governo para fortalecer o turismo cultural, natural e religioso. “Tínhamos uma Concha Acústica abandonada há muitos anos e que foi reformada pela atual Administração, dando vida novamente àquele equipamento público. Temos a identificação dos principais pontos turísticos e de outras estruturas de visitação, como as cachoeiras. O Museu de Itabira estava fechado há mais de seis anos foi reaberto com grande festa. Trata-se de um conjunto de realizações que busca transformar a nossa realidade”, declarou.
De acordo com o projeto, o transporte receptivo poderá ser feito por meio de ônibus, micro-ônibus, jardineiras, vans ou carrinhos elétricos e deverá contemplar a sede e os distritos. A concessão para a exploração do serviço será por licitação na modalidade concorrência pública.
Remanejamento
Em segundo turno, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 91/2018, também do Governo, que amplia o limite para abertura de créditos adicionais suplementares ao Orçamento da Prefeitura de 35% para 45%. De acordo com a justificativa, a alteração é necessária “devido aos atrasos e retenções nos repasses de recursos pelo Governo do Estado, como Fundeb, IPVA e ICMS”.
1 comentário
Projeto bacana, excelente, oportunidade para lazer dos Itabiranos e turistas de outras localidades. Oportunidade de geração de emprego e renda, principalmente para as comunidades dos distritos de Ipoema e Nossa Senhora do Carno. Tem o meu apoio e reconhecimento da importância e relevância.