O programa ‘Você na Universidade’ terá seu segundo processo seletivo em 2018. As inscrições começam nesta sexta-feira (05) e terminam no dia 25 de outubro. Esta iniciativa da Prefeitura de Santa Bárbara, lançada oficialmente na 3ª Audiência Pública Municipal, em junho de 2014, é regulamentada pela Lei Municipal 1775/2015.
O auxílio financeiro é de R$800 e tem como objetivo auxiliar alunos que estudam fora do município e a família não tem condições de manter.
Até o 1º semestre de 2018, já foram contemplados mais de 50 estudantes, desde a implantação do Programa, que, agora atende 100% da demanda. Para isso, basta que o candidato esteja dentro dos critérios de seleção. Atualmente, 51 estudantes são atendidos.
É de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento da ficha de inscrição, disponível em nosso site e da apresentação dos documentos necessários, no momento em que for se inscrever.
As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Educação, de 7h30 às 10h30. O endereço é rua Francisco Arcanjo Souza de Melo, s/nº, no Centro.
Os documentos (cópia) necessários para concorrer ao benefício são:
– 1 foto 3×4;
– Estrutura curricular do curso;
-Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada encontrada no site www.santabarbara.mg.gov.br;
– Comprovante de endereço atual ou contrato de aluguel da família que prove residência no município pelo menos nos últimos 04 anos;
– Declaração de cadastro do posto de saúde – ESF;
– 4 últimos comprovantes de contas de água ou luz dos últimos 4 anos (1 de cada ano), caso não possua nenhum dos elencados, solicitar declaração de duas pessoas conhecidas e não parentes (autenticada em cartório);
– Comprovante de que reside no município da instituição de ensino em que está matriculado; (contrato de aluguel no nome do estudante) ou declaração do titular do contrato de aluguel, declarando que o inscrito reside no endereço – (neste caso, autenticado em cartório);
– RG do requerente e de todos os componentes familiares;
– CPF do requerente e de todos os componentes familiares;
– Histórico escolar completo (ensino fundamental, médio e superior) e, em caso da rede particular, comprovante de bolsa de no mínimo 50% em todos os anos estudados;
– Comprovante de matrícula em curso superior;
– Declaração de que o estudante está cursando a 1ª graduação (autenticada em cartório);
– Declaração de que nenhum outro membro da família esteja recebendo o auxílio
financeiro do programa você na universidade (autenticado em cartório);
– Comprovante de necessidade acadêmica de que precisa residir em outro município para estudar (grade curricular atual).
– Se faculdade particular, comprovante de beneficiário do (Prouni 100% de bolsa);
– Comprovantes de rendimentos de todos os componentes da família que possuem renda;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS registrada e atualizada, das páginas da: foto, Qualificação Civil, último contrato de trabalho e página seguinte, se trabalhador autônomo ou profissional liberal, declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à receita federal do brasil, guias de recolhimento ao INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada, se sócio ou dirigente de empresas: pró-labore referente aos três últimos meses (se renda fixa) ou seis meses (se renda variável), contrato social e declaração de imposto de renda pessoa jurídica – DIRPJ. Se aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio doença: detalhamento de crédito de aposentadoria ou pensão fornecido pelo INSS, referente aos três últimos meses, pelo menos. Comprovante de recebimento de pensão alimentícia (se for o caso), referente aos três últimos meses (se não variável) ou seis últimos meses (se variável). Se rendimentos provenientes de aluguéis ou arrendamento de bens móveis ou imóveis: contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório, acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimento. Se desempregado: declaração como não exerce nenhuma atividade remunerada, (autenticada em cartório).
Ficha de Inscrição: https://bit.ly/2pFU3vf
Portaria: https://bit.ly/2OJ3Y1i
Documentação: https://bit.ly/2Cs848t