Com a volta de Cassiano após cumprir suspensão automática, e ainda aguardando resultado do seu julgamento no TJD-MG (Tribunal de Justiça Esportiva), em data posterior, o time de Itabira, VEC (Valeriodoce Esporte Clube), foi na noite de sábado (6), a cidade de Santa Luzia na região metropolitana da capital, enfrentar o União Luziense, até então, postulante a uma das vagas restantes entre os classificados. O time de Itabira empatou por um a um. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O Dragão estava desfalcado do centroavante Guilherme Henrique suspenso por dois jogos, pela expulsão contra o Passos, em Nova Serrana, dia 19 de setembro. Ele volta no dia 13, contra o Betis. Jogo marcado para a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. Nos bastidores do clube circula a informação que a exibição pode ocorrer no estádio Israel Pinheiro, em Itabira.
O adversário comandado pelo técnico Guilherme Silveira, contou com a experiência de Gerson Evaristo como diretor de futebol, responsável pela contratação de jogadores experientes, como Augusto Recife, capitão do time e atuou por equipes de primeiro nível no futebol brasileiro como Cruzeiro, Internacional e Flamengo. Até então, o mandante pretendia vencer em casa para estar entre os quatro melhores do campeonato.
O jogo
A principal jogada foram às aéreas, principal virtude do time itabirano. O goleiro Glaysson que negociou com o VEC antes do campeonato, sempre era soberano nas intervenções. Ele se chocou com Cassiano, e a partida teve que ser paralisada para atendimento ao goleiro nos minutos iniciais de partida. A partida seguia travada com predominância dos defensores.
A primeira chance foi do União Luzience, através do atacante Xilú, que marcou o gol da vitória do time de Santa Luzia na rodada passada. Testando de longa distância, mas sem acertar o alvo. A resposta do VEC foi aos 19 minutos. Tales errou no passe, inversão rasteira no meio da área, e com o erro do zagueiro, Tiaguinho aproveitou e sem dificuldades, abriu o placar.
O campo com grama alta foi molhado antes da partida, além da chuva que atingiu a cidade. A condição deu mais velocidade à partida. Os jogadores tiveram dificuldades em ficar de pé, principalmente nas jogadas ríspidas. Em cruzamento de Ruan, Nathan exigiu o goleiro de Santa Luzia, por duas ocasiões. Tímido, o atacante Cassiano teve discreta atuação. Os homens de frente não usaram a principal característica, as jogadas rápidas e pela linha de fundo.
No meio do primeiro tempo, o União Luzience abriu mão de um volante, a apostou no atacante Kenedy. A mudança à princípio, não surtiu efeito. Tales recebeu advertência no lance seguinte a essa substituição, em lance com Tiaguinho. No final da etapa inicial, o jogador do VEC se chocou com a estrutura de cimento do tímido estádio, e teve que receber atendimento médico.
O empate do Luziense veio no final do primeiro tempo. O lateral esquerdo Vinícius marcou aos 46 minutos. Um minuto antes do término. Wander cruzou e o defensor se antecipou, aproveitando sua estatura, deixando tudo igual no placar. O goleiro Victor chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para impedir o gol. Os times concluíram o primeiro tempo, com essa igualdade no estádio Vitor Andrade de Brito, o Frimisa.
Etapa complementar
No segundo tempo, até os 13 minutos a situação repetia a da etapa inicial. Exceção nas jogadas de bola parada, aproveitando a estatura dos jogadores do VEC. O Dragão sentia falta de um jogador referência na área. Tiaguinho tinha essa função, mas teve sérias dificuldades em compor o setor de ataque do time. O tempo fechou e depois de contusão do goleiro Glaysson, Wander e Denílson foram advertidos com cartão amarelo.
Aos 20 minutos foi expulso Eduardo Ferreira, preparador de goleiros do VEC. Ele mandou a bola de volta ao campo, e o juiz entendeu como atitude antidesportiva. Como o vestiário é próximo, foi impedido de ir para o local e teve que ficar próximo a torcida adversária. Sentindo o momento psicológico, o Luziense tentou algumas vezes, mas o goleiro Victor dava a resposta esperada.
Tiaguinho forçou o terceiro cartão amarelo, ao tentar atrapalhar o goleiro do Luziense ao repor a bola em jogo, atitude para forçar a advertência. Cassiano foi substituído. Desgastado fisicamente, entrou o zagueiro Ulisses, como uma proposta tática defensiva na reta final de partida. Gabriel Ferreira foi advertido e também não atua contra o Betis.
Nathan por reclamação foi outro que pretendia se livrar do acumulo de cartões na rodada final. Tornou-se o terceiro jogador suspenso para a rodada final na fase de classificação. Por contusão, o meia Raymond teve que ser substituído Lorran. O goleiro Victor por atrasar a reposição, recebeu o cartão que valeu a suspensão, na partida contra o Betis. O itabirano Hudson estreiou no Valério no final da partida, e teve uma chance de decretar a vitória. Ao final, o empate mostrou justiça ao futebol apresentado pelas duas equipes.
VEC: Victor; Elivelton, Gabriel Ferreira, Guilherme Henrique e Ueles; Denílson, Nathan, Tiaguinho (Hudson) e Raymond (Lorran); Ruan e Cassiano. Técnico: Roberto Gaúcho. (Site Euclides Éder)
Arbitro: Adílio Ribeiro da Silva (FMF)
Fotos Pedro Abílio – Rádio Itabira