Nesta quarta-feira (10), André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, esteve novamente em reunião em Belo Horizonte, para discutir com representantes da empresa Anglo American, diretrizes que irão nortear a discussão do Acordo Coletivo dos trabalhadores da empresa. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A pauta de sugestões elaborada em conjunto com os trabalhadores em assembleia realizada em Conceição do Mato Dentro, no último dia 30 de setembro, foi discutida intensamente. A prorrogação da data-base para 1º de novembro foi acordada, tendo em vista o atraso das negociações devido ao período transitório da diretoria Metabase por causa das eleições sindicais. A garantia do emprego, a não aplicação da reforma trabalhista no acordo coletivo e o reajuste salarial também foram destaques na reunião.
A empresa informou que está terminando a análise dos dados gerados pelos PIGs (sigla em inglês para Ferramenta de Investigação de Dutos) que percorreram os 529 quilômetros do mineroduto que liga a mina de Conceição do Mato Dentro (MG) ao Porto do Açu em São João da Barra (RJ). A empresa comunicou ainda que chamará cerca de 500 trabalhadores para retornarem às atividades laborais em 1º de novembro, com previsão de reinício das atividades em meados de novembro. “Marcamos uma reunião no próximo dia 15, na sede do nosso sindicato. A Anglo irá apresentar suas propostas e manteremos informados os trabalhadores. A empresa possui cerca de 1.200 funcionários, o que nos motiva ainda mais lutar pela manutenção dos direitos e melhoria nos benefícios.” antecipou André Viana.
Participaram da reunião, além do presidente do Metabase André Viana; Dafne Andrade (Advogada), Leonardo Fazipo (Advogado), Walison Christiano (Diretor Metabase), e pela Anglo, Ronaro Marinho (Relações Trabalhistas), Fernanda Campos (Relações Humanas), Sérgio Augusto (Relações Trabalhista Local), Agnus Dei (Gerente de Projetos), Fabiana Machado (Analista Financeiro).