O Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país, abriu a programação do Dia da Padroeira com missa às 5h. Essa foi a primeira das cinco celebrações programadas para esta sexta-feira (12), que vai contar ainda com procisão e show com o cantor Daniel (veja programação abaixo). São esperados mais de 200 mil romeiros.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Os devotos começaram a chegar ainda nas primeiras horas da madrugada, a pé ou em romarias. A festa deste ano celebra os 40 anos do restauro da imagem de Nossa Senhora, alvo de um atento em 1978, que a quebrou em mais de 200 pedaços. Ela fica exposta em um nicho blindado no templo.
A missa principal, às 9h, será presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida e deve contar com a presença de políticos. O candidato a governador, Márcio França (PSB), confirmou presença.
A programação desta sexta tem ainda uma procissão às 15h30 e o Festival da Padroeira, conduzido pelo cantor Daniel a partir das 18h. As apresentações dele e de padres cantores, como Antônio Maria, vão homenagear a santa. Todas as atividades do dia no templo são gratuitas.
Os portões do Santuário Nacional vão permanecer abertos por 24h nesta sexta. O local tem vaga para 5 mil veículos, sendo 2 mil para ônibus e veículos de grande porte e 3 mil para automóveis e motos. A diária para motocicletas é de R$ 8; carros, ônibus e caminhões pagam R$ 18.
Além da basílica, outros pontos turísticos e de peregrinação também devem atrair os romeiros que vão à cidade, como o Morro do Cruzeiro, o Porto Itaguaçu e o bondinho da fé.
A rede hoteleira da cidade tem 41 mil leitos e, até o fim da tarde desta quinta-feira (11), 85% deles estavam reservados.