“O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Existem casos para os quais a indicação mais adequada de tratamento é a cirurgia, que pode reduzir ou evitar sequelas associadas à doença”, explicou Rosana Linhares, secretária Municipal de Saúde.
Todos os usuários foram encaminhados pelas unidades básicas de saúde e passaram por avaliação clínica. Segundo Roque de Assis Júnior, médico oftalmologista do HMCC, o procedimento adotado foi minimamente invasivo e proporcionou ao paciente o retorno imediato para casa após a realização.
“Fizemos a cirurgia por meio de uma tecnologia chamada citofotocoagulação transescleral com laser micropulsado. O objetivo é diminuir a medicação, a pressão intraocular e preservar a visão que o paciente tem”, disse o especialista.
A SMS garantiu à população uma série de procedimentos oftalmológicos ao longo deste ano. Até dezembro, outros mutirões estão previstos para atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).