Estado de Minas
A pesquisa sobre a intenção de votos na disputa presidencial do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) aponta o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com vantagem de 18 pontos em relação a Fernando Haddad (PT). [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A nove dias para a eleição, o capitão reformado do Exército tem 59% das intenções dos votos válidos, o que exclui os eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo e que estão indecisos. Já o ex-prefeito de São Paulo tem 41% da preferência dos entrevistados.
O instituto ouvir 9.137 eleitores em 341 cidades na quarta-feira (17) e nesta quinta-feira. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em comparação com o último levantamento do Datafolha, feito na semana passada, a diferença entre os dois candidatos na corrida pelo Palácio do Planalto se manteve dentro da margem de erro. Bolsonaro tinha 58% e oscilou um ponto para cima, enquanto Haddad, que tinha 42% das intenções de voto, oscilou um ponto para baixo.
O candidato do PT aparece à frente de deputado apenas na região Nordeste, onde Haddad tem 53% das intenções de voto e Bolsonaro tem 31% da preferência dos entrevistados.
Nas outras regiões do país o militar têm ampla vantagem em relação ao petista. No Sudeste, 55% dos ouvidos pelo Datafolha dizem preferir Bolsonaro e 29% citam Haddad. Na região Sul, o capitão reformado está com 61% e o petista, 27%.
Rejeição
A rejeição a Haddad alcançou 54% dos entrevistados, enquanto os que dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum foram 41% dos ouvidos pelo Datafolha.
Ainda segundo o instituto, os eleitores do capitão são mais convictos dos que os eleitores de Haddad. Para 95% dos que preferem Bolsonaro não existe possibilidade de mudar de voto. Já entre os que votam em Haddad, 89% estão com o voto definido.
Ibope
No início destaa semana, o Ibope divulgou sua primeira pesquisa sobre a intenção de voto no segundo turno, apontando Jair Bolsonaro com 59% da preferência dos eleitores e Fernando Haddad com 41% dos votos válidos.
Considerados os votos totais da pesquisa, o capitão reformado teve 52% das intenções de voto e o petista teve 37%, outros 9% afirmaram votar em branco ou nulo e 2% não souberam. A margem de erro do Ibope também foi de dois pontos percentuais.