Hondurenhos que viajam em caravana rumo aos Estados Unidos atravessaram nesta sexta-feira (19) a fronteira da Guatemala com o México, furando o bloqueio policial que estava no local.
Os hondurenhos estavam na cidade guatemalteca de Tecún Umán, próxima da fronteira.
“Vou feliz, não estamos fazendo nada de mal, só queremos trabalho”, disse à agência France Presse uma mulher que caminhava junto com uma menina enquanto a caravana entrava pela ponte internacional que une a Guatemala com o México.
A caravana teve início no último sábado (13), em San Pedro Sula, região norte de Honduras. Os imigrantes são motivados pela falta de segurança e pela busca de melhores condições de vida.
Imigrantes pulam grade na fronteira da Guatemala com o México nesta sexta-feira (19); caravana com milhares de imigrantes atravessa rumo aos EUA — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Com uma taxa de homicídios de 43 a cada 100 mil habitantes, Honduras é considerado um dos países mais violentos do mundo, principalmente pela ação de gangues e do narcotráfico.
Autoridades calculam que o número de imigrantes nessa caravana pode superar 3 mil.
Nessa semana, o governo do México lembrou que aqueles que quiserem entrar no território mexicano precisarão cumprir a legislação vigente e realizar os trâmites nos consulados.
Fúria de Trump
A marcha migratória provocou a fúria do presidente americano, Donald Trump, que ameaçou os governos da Guatemala, El Salvador e Honduras com a interrupção da ajuda econômica se estes países não impedissem a caravana.
Também pediu na quarta-feira ao México que interrompa o avanço do grupo e alertou que, em caso contrário, fecharia a fronteira sul dos EUA com militares.