A oitava partida consecutiva sem vitória, completada com a derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, na noite deste sábado (27), na Arena Condá, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, deixa o América fora da zona de rebaixamento apenas pelos critérios de desempate. Isso porque o time catarinense agora abre o Z-4 com os mesmos 34 pontos do Coelho, que leva vantagem sobre os catarinenses apenas no saldo de gols (-10 a -15).
O único gol do jogo foi marcado pelo centroavante Wellington Paulista, que estava afastado do grupo da Chapecoense, por questões disciplinares, foi reintegrado no início da semana e balançou a rede de João Ricardo apenas dois minutos depois de entrar em campo no lugar de Osman, o que aconteceu aos 12 minutos do segundo tempo.
Depois de um primeiro tempo mais equilibrado, em que os dois times tiveram gols anulados pela arbitragem em lances realmente irregulares, a segunda etapa foi dominada pela Chapecoense, que criou as melhores oportunidades e teve em João Ricardo uma barreira.
A derrota aumenta a pressão sobre o técnico Adilson Batista, pois o América não consegue mais mostrar o futebol competitivo de quando ele chegou ao clube, logo após a volta do Brasileirão após a parada para a Copa do Mundo da Rússia.
Na 32ª rodada, o América faz o clásico contra o Cruzeiro como mandante. A partida será no domingo, dia 4 de novembro, às 17h, no Independência.
Se não vencer, o Coelho tem a chance real de retornar à zona de rebaixamento, que integrou apenas uma vez neste Brasileirão.