O tufão Yutu tocou o solo nesta terça-feira (30), na província de Isabela, nas Filipinas, com intensas chuvas e ventos sustentados de 140 km/h, com rajadas de até 230 km/h, informou a agência de serviços meteorológicos do país, Pagasa.
A tempestade se desloca para o oeste a 25 km/h. Sua passagem afetará todas as províncias do norte e centro da ilha de Luzon, a mesma área que foi castigada em setembro pelo tufão Mangkhut.
Fortes ondas atingem a baía de Manila, na Filipinas, nesta terça-feira (30) — Foto: Noel Celis / AFP
Dez províncias estão no nível de alerta número 3 (de um total de 5) e 12 no nível 2, diante da passagem do tufão, que deverá sair do território filipino ainda nesta terça. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Em Isabela, por onde entrou Yutu nas Filipinas, mais de 11 mil pessoas foram retiradas de suas casas. O governador da província, Faustino Dy, afirmou que foram distribuídos cerca de 6,9 mil kits de sobrevivência.
“As chuvas são muito fortes. Já caíram árvores e postes de eletricidade. Eu temo que os danos sejam graves”, afirmou Dy.
Um homem segura um guarda-chuva enquanto se refugia do vento e da chuva ao longo da baía em Manila, em 30 de outubro de 2018, quando o tufão Yutu atingiu o norte da capital. — Foto: Ted Aljibe / AFP
Além disso, pelo menos 1,9 mil pessoas estão presas em diferentes portos do norte da Filipinas, onde o serviço de transporte marítimo foi suspenso por conta da passagem de Yutu.
Dezenas de voos também foram cancelados, a maioria domésticos e alguns que conectavam as Filipinas com cidades do sul da China, para onde se move o tufão.
Yutu se desloca agora para as províncias de Ifugao, onde se localizam os famosos terraços de arroz, e Benguet. Nessa região, a passagem de Mangkhut provocou vários deslizamentos de terra, deixando dezenas de mortos em toda a região.