O encerramento das atividades da fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Itabira está previsto para janeiro de 2019 e pode trazer uma série de prejuízos para a cidade e a toda região.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais estava atuando em Itabira há mais de uma década e vinha realizando importantes ações, contribuindo para o desenvolvimento das atividades rurais em Itabira e região e participando em vários projetos ligados à diversificação econômica do nosso município.
Nos últimos anos a equipe da Epamig em Itabira participava de dois conselhos municipais: Condecon – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico; e CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Além disso, realizava cursos e outras atividades de capacitação para a comunidade rural, como o “Dia de Campo”, realizado periodicamente para tratar de temas específicos junto aos produtores rurais. Os técnicos da Epamig colaboravam ainda em outros eventos e projetos em Itabira, como AgroWIN, Semana do Produtor Rural e Programa AGIR.