A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), reafirmou em nota enviada ao Via Comercial que já está com suas atividades estabelecidas em Prudente de Morais, no campo experimental Santa Rita.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
De acordo com nota da assessoria, a saída dos técnicos de Itabira foi decidida em reunião realizada entre a Prefeitura de Itabira, por meio de sua Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a própria EPAMIG e a Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (APAFI).
No encontro foi acordado o encerramento do Convênio de Cooperação Técnica, até então celebrado e executado pelas três entidades, em razão das dificuldades para o cumprimento das ações propostas na atual conjuntura econômica do município.
“Enquanto presente em Itabira, a EPAMIG pode proporcionar a condução de Unidades Demonstrativas de cana, feijão, olericultura e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), além da realização de diversos treinamentos para o setor agropecuário por meio de Dias de Campo e palestras” , informou a assessoria.
A prefeitura de Itabira ainda não se manifestou oficialmente sobre o fim do convênio. Já o Sindicato Rural de Itabira, também por meio de sua assessoria de imprensa, se apresentou como “alternativa para manter as atividades técnicas desenvolvidas na fazenda experimental do município, o que também não foi definido pela prefeitura.
Apesar de não mais dispor de um Campo Experimental no município, a EPAMIG ressaltou interesses em manter algumas de suas atividades em Itabira. “Através das atividades já estabelecidas na Unidade Regional EPAMIG Centro-Oeste, e no Campo Experimental Santa Rita, em Prudente de Morais, reiteramos o compromisso com os agentes do setor produtivo de Itabira e seguimos a disposição para realização de atividades técnicas e na busca de soluções que proporcionem avanços para a agropecuária da cidade e da região”, encerrou.