Dia 14, no plenarinho do Câmara Municipal de Itabira, 14 entidades ligadas ao segmento rural, se encontraram para discutir a destinação da fazenda São Lourenço, localizada no Posto Agropecuário de Itabira, depois do encerramento do convênio entre Prefeitura de Itabira e Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). A ideia original seria desenvolver pesquisas agropecuárias na, até então, fazenda experimental. As discussões foram encaminhadas. Ficou projetada a criação de um conselho gestor, coordenado pela Acita. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Além do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira, compõem o conselho gestor: Acita (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira), IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), a administração pública municipal através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e a Apafi (Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira). O convênio de repasse mensal de 15 mil reais seria usado na manutenção da ferramenta, possivelmente sob administração do Sindicato Rural.
Outras deliberações acontecerão no segundo encontro, como: determinar o público alvo, para construir pesquisas e realizar atividades de capacitação do homem do campo; e criar regimento interno com nomeação de membros titulares e suplentes em mandato de dois anos; atribuições de cada participante e alinhamento das ações comitentes com o AgroWin, segmento do agronegócio do WIN (Workshop Itabirano de Negócios). Os participantes das discussões querem uma ferramenta auto-sustentável. O vereador Solimar Silva (SD) prometeu nos próximos dias enviar anteprojeto de lei para o poder executivo.
Três diretores do Sindicato Rural acompanharam a reunião: Evando Lage Avelar (presidente), Itaélio Cabral Guerra (tesoureiro) e Francisco Antônio Del Caro Paiva “Pinduca” (secretário geral). “Usou tecnologia é agronegócio. O uso dos recursos tem que ser na manutenção do Centro de Referência do Agronegócio de Itabira e região,” discursou Evando Avelar, presidente do Sindicato Rural. O nome será homologado pelos membros do conselho gestor e demais entidades parceiras, na próxima reunião, dia 28 de novembro, 13h30 na sede do Sindicato Rural.