Super Esportes
O atacante Fred mostrou o faro de artilheiro que o acompanha desde o início de sua carreira e fez dois gols no triunfo do Cruzeiro sobre o Vitória, por 3 a 0, no Mineirão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele chegou a 142 tentos em 258 partidas na competição, sendo o maior goleador da era dos pontos corridos e o quarto em todas as edições da elite nacional.
No jogo de quarta-feira (21), a comissão técnica do Cruzeiro observou atletas pouco aproveitados no elenco, casos do lateral-direito Ezequiel, do lateral-esquerdo Patrick Brey, do volante Ederson e do atacante David. Em contrapartida, Fábio, Edilson, Ariel Cabral, Thiago Neves e Barcos ganharam descanso.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 52 pontos no Campeonato Brasileiro, mas permaneceu na oitava posição, já que o Atlético-PR venceu o Corinthians por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, e alcançou 53. No próximo domingo, às 17h, a Raposa fará sua despedida do Mineirão em 2018 diante do Flamengo, pela 37ª rodada.
Já o Vitória complicou ainda mais o seu martírio na luta para não cair: está em 19º, com 36 pontos, e enfrentará nas duas últimas rodadas o Grêmio, no Barradão (domingo, às 17h), e o Palmeiras, no Allianz Parque.
O jogo
O cenário confortável na reta final do Campeonato Brasileiro permitiu ao Cruzeiro realizar experiências no jogo contra o Vitória. O auxiliar técnico Sidnei Lobo, que substituiu Mano Menezes pela terceira vez consecutiva, promoveu as entradas de sete caras novas em relação ao time titular que perdeu para o São Paulo no último domingo, por 1 a 0, no Morumbi. O comandante colocou o goleiro Rafael, o lateral-direito Ezequiel, o lateral-esquerdo Patrick Brey, os volantes Lucas Romero e Lucas Silva, o meia Rafinha e o atacante David.
Por conta do temporal que caiu durante todo o dia em Belo Horizonte e da própria situação do Cruzeiro de mero cumpridor de tabela, o público no Mineirão foi pequeno: 2.421 pagantes e 4.036 presentes. Os torcedores se concentraram atrás do gol posicionado ao lado direito da tribuna de imprensa, onde as organizadas estão acostumadas a ficar. Os poucos cruzeirenses presentes no estádio viram um primeiro tempo movimentado e com boas chances para ambos os lados. Enquanto o time celeste, com formação mista, almejava a maior pontuação possível na Série A, o Vitória lutava contra o rebaixamento.
As duas primeiras boas oportunidades foram dos donos da casa. Aos 25min, em jogada ensaiada de cobrança de falta, Lucas Silva soltou a bomba de média distância e obrigou João Gabriel a espalmar. Cinco minutos depois, o goleiro do Vitória voltou a aparecer bem, ao defender chute do lateral-esquerdo Patrick Brey, que finalizou com o pé direito depois de tabelar com os atacantes e driblar Lucas Ribeiro. O rubro-negro respondeu na bola alta, aos 41min: Yago cruzou, e Leo Ceará cabeceou por cima.
Aos 42min, uma jogada fortuita resultou no primeiro gol do Cruzeiro. Ezequiel recebeu em profundidade na ponta direita, correu à linha de fundo e cruzou rasteiro. No meio do caminho, Aderllan tentou fazer o corte e marcou contra: 1 a 0. Aos 44min, o Vitória assustou em cobrança de escanteio de Marcelo Benítez. Rafael esticou o braço e deu um tapa na bola.
No segundo tempo, o Cruzeiro dominou praticamente todas as ações. Aos 8min, Robinho invadiu a grande área e tentou dar assistência para Fred. Aderllan chegou de carrinho para afastar a redonda. Dessa vez, ele não fez gol contra, mas cometeu pênalti ao tocar com a mão esquerda na bola. Noite terrível para o ex-zagueiro do Valencia, da Espanha. Fred, que só queria aproveitar os minutos em campo para ganhar ritmo e melhorar suas estatísticas em 2018, bateu no canto esquerdo e fez 2 a 0.
Pouco depois da penalidade, Fred quase marcou o segundo dele e o terceiro do Cruzeiro. Aos 14min, o cabeceio à queima-roupa do camisa 9 foi bloqueado por ótima defesa de João Gabriel. Aos 16min, mais uma chance claríssima para o Cruzeiro. Ezequiel apareceu livre na grande área e carimbou o travessão. Já aos 19min, David perdeu oportunidade quase debaixo das traves após o goleiro do Vitória rebater arremate de Rafinha.
Se os colegas não estavam aproveitando as boas oportunidades, Fred voltou a mostrar o faro de artilheiro. Aos 26min, ele foi acionado por Patrick Brey e, de primeira, chutou colocado com o pé esquerdo: 3 a 0. Com folga no placar, Sidnei Lobo aproveitou para mexer na equipe, colocando o atacante Raniel, o volante Ederson e o também atacante Laércio, do elenco sub-20.
CRUZEIRO 3X0 VITÓRIA
CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Manoel, Leo e Patrick Brey; Lucas Romero e Lucas Silva; Robinho (Ederson, aos 31min do 2ºT), Rafinha e David (Raniel, aos 25min do 2ºT); Fred (Laércio, aos 39min do 2ºT)
Técnico: Sidnei Lobo (Mano Menezes de licença médica)
VITÓRIA
João Gabriel; Rodrigo Andrade (Lucas, aos 13min do 1ºT), Lucas Ribeiro, Aderllan e Benitez; Willian Farias, Soutto (Neilton, no intervalo) e Rhayner; Yago, Erick (André Lima, aos 20min do 2ºT) e Léo Ceará
Técnico: João Burse
Gols: Aderllan, contra, aos 42min do 1ºT. Fred, aos 9min e aos 26min do 2ºT (CRU)
Cartão amarelo: Ederson, aos 32min do 2ºT (CRU)
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Assistentes adicionais: Ilbert Estevam da Silva (SP) e Salim Fende Chavez (SP)
Pagantes: 2.421
Presentes: 4.036
Renda: R$ 21.781,00