Suplementação com Lugol e Emagrecimento
– O que é?
– Benefícios
– Efeitos colaterais / Restrições
Acompanhando o dia de algumas “celebridades” fitness, tenho observado a indicação da suplementação de lugol, e cabe algumas considerações a respeito, visto essa terra sem fronteiras que é a internet onde as receitas de saúde parecem universais. E não é bem assim.
O uso do lugol (iodo) ou sua indicação clínica, não é nenhuma novidade médica, é muito indicado para mulheres grávidas pois auxilia no desenvolvimento do embrião e a formação de seus órgãos, para alguns pacientes com distúrbios tireoidianos antes de procedimentos cirúrgicos e medicações especificas. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O que é? O Lugol é uma solução que é composta por iodeto de potássio (10%), iodo elementar inorgânico (5%) e água destilada, contem 2500 µg de iodo em cada gota. O iodo é indispensável para que a glândula tireoide possa sintetizar e liberar na circulação os seus dois hormônios, Tiroxina (T4) e Triiodotironina (T3) que basicamente atuam nas funções relacionadas ao crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo), sendo também importante para o funcionamento de outros órgãos.
A dose diária recomendada pela OMS é de: 100-150 µg/dia para a população geral e 250 µg/dia para gestantes e lactantes. A deficiência de iodo na dieta pode ocasionar problemas no desenvolvimento gestacional (anomalias genéticas, natimortos, surdez, retardo no desenvolvimento cerebral) e o crescimento da glândula chamado bócio, alterações gradativas e permanentes. Diante desses casos algumas medidas foram adotadas para suprir a deficiência de iodo. No Brasil por exemplo é obrigatório que o sal de cozinha seja iodado, além disso são alimentos ricos em iodo: são os de origem marinha (ostras, moluscos e outros mariscos e peixes de água salgada). Leite e ovos também são fontes de Iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em Iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente.
E os benefícios da suplementação? Apesar de não ser sua função principal o uso de lugol auxilia no emagrecimento justamente por atuar/regular hormônios relacionados ao metabolismo, o que inevitavelmente irá melhorar o desempenho na queima de gordura, mais disposição para treinos. Mas requer cuidado.
Uma gota de lugol ultrapassa em 10x a recomendação a OMS. E o que isso quer dizer? Quer dizer que se o uso não for prolongado poderá sim trazer benefícios ao seu objetivo estético, e se sua dieta já estiver em ordem com seus índices de iodo, T3, T4 (ok), para que acrescentar mais um componente? Os efeitos colaterais de uso prolongado, dissoluções incorretas podem gerar: hipertiroidismo, náuseas, vômitos, dores de estômago, diarreias, gosto metálico na boca, febre, cefaleia, corrimento nasal, espirros, acne e outros sintomas secundários considerados graves.
Em algumas farmácias a solução é encontrada e não requer receita, porém antes de qualquer uso é imprescindível que você consulte seu médico você deverá informá-lo sobre possíveis casos de bronquite, condições de pele ou doença dos vasos sanguíneos, e ele deve ter acesso ao seu histórico médico, para lhe fornecer prescrever a adequada quantidade, como diluir e por quanto tempo será necessário.
Os benefícios do Iodo na saúde são inquestionáveis, mas já diz o ditado: entre o veneno e o remédio a diferença é a dose, portanto: moderação.
Bons treinos.
Texto escrito e adaptado por: Gabriela Martins
Instagram: @gabrielabiomedica
Email: [email protected]
Referências: SBEM (http://www.tireoide.org.br/posicionamento-sobre-lugol/)
5 Comentários
Meu nome é eliani marta ullrich tenho hipotirioidismo e gostaria de saber se o lugol mais 5
% de iodo ajudam emagrecer
Eu sou Valéria, tenho 54 anos, tenho hipotireoidismo(hashimoto), e como posso utilizar o lugol?
desde já agradeço a atenção.
Sou Josi …. Gostaria de saber quanto tempo leva pra eu vê o resultado
Tenho 50 anos posso tomar pra emagrecer quantas gotas, qual melhor horário
Tenho 60 anos, tenho Tireóidite de Hashimoto autoimune (hipotireoidismo) Sou magrinha peso menos de 50 kg Gostaria de saber se posso tomar Lugol?