Os vereadores aprovaram por unanimidade na tarde desta terça-feira (27) o Projeto de Lei 105/2018 que institui no município o “Dezembro Verde”, dedicado à ações educativas e de reflexão sobre abandono de animais. A matéria é de autoria do presidente Neidson Dias Freitas (PP) que em entrevista à imprensa destacou o trabalho de proteção aos animais que vem sendo realizado no município. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O tema é uma das bandeiras realizadas pelo vereador, que desde que assumiu a presidência da Câmara vem apresentando medidas de combate aos maus tratos e abandono de animais. Estas práticas, disse ele, tem “colocado Itabira em destaque” no cenário estadual.
“[O abandono de animais] É um problema recorrente em Itabira e o mês de dezembro aumenta o número de casos. A cidade precisa abraçar essa causa e trabalhar com políticas públicas para que possa combater o abandono de animais. Já estamos avançando, já trouxemos o ‘castramóvel’, em parceria cm o Governo do Estado, projeto de lei que propõe punição para quem abandona animais, agora, a própria Amepi [Associação dos Municípios do Médio Piracicaba], acabou de adquirir o castramóvel e isso vem de encontro com a necessidade do mundo inteiro. Itabira está saindo na frente e tem dedicado a causa”, destacou o autor do projeto.
O Projeto de Lei tem como objetivo conscientizar que abandono de animais é crime, além de ser considerado maus tratos. Em justificativa anexa a matéria, Neidson Freitas diz que os animais são seres “sencientes” e quando abandonados sentem falta das pessoas com quem conviviam, “sofrem e podem até morrer”.