O criador de Bob Esponja, Stephen Hillenburg, morreu na última segunda-feira (26), após complicações causadas pela esclerose lateral amiotrófica (popularmente conhecida como “ELA”). Em março de 2017, ele havia sido diagnosticado com a doença degenerativa.
Em uma declaração, a Nickelodeon diz: “Nós estamos profundamente tristes com a notícia de que Steve Hillenburg morreu após a batalha com ELA. Ele era um amigo querido e um parceiro criativo de longa data com todos na Nickelodeon, e sentimos muito por toda a família dele. Steve colocava um senso de humor único e inocência em Bob Esponja, que trouxe alegria a gerações de crianças e famílias em todo o mundo. Os personagens únicos dele e o mundo da Fenda do Biquíni servirão de lembrete para o otimismo, amizade, e o ilimitado poder da imaginação.”
Hillenburg começou a carreira em animação em 1987, cursando “Animação Experimental” na California Institute of Arts in Valencia. Em 1º de maio de 1999, o primeiro episódio de Bob Esponja foi ao ar e, em 17 de julho do mesmo ano, a série passou a ser exibido frequentemente.
A equipe do IGN Brasil presta condolências aos amigos e familiares de Steve Hillenburg, e agradece a contribuição dele à indústria de séries animadas e às horas de diversão com os personagens inesquecíveis, frutos da imaginação dele.