O vereador Solimar José da Silva (SD) confirmou durante a reunião da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (27) que a fazenda utilizada como sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Itabira, passará a ser gerida pelo Sindicato Rural e um conselho formado por outras 15 instituições.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A Epamig rompeu o Convênio de Cooperação Técnica feito com a Prefeitura e a Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (APAFI), devido às dificuldades financeiras para o cumprimento das ações propostas na atual conjuntura econômica do município.
Agora, segundo Solimar Silva, o valor que era repassado a Epamig, será destinado ao Sindicato Rural, que deverá manter as ações de fomento ao agronegócio. Segundo o vereador, parceiros como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) farão parte do conselho gestor da unidade.
“Itabira possui instituições sérias, pessoas com ‘know how’ no agronegócios e sugerimos ao prefeito [Ronaldo Magalhães] que seja feito este convênio que era para Epamig, que seja feito para uma destas instituições, que possivelmente será o Sindicato Rural. Queremos formar um grupo gestor da fazenda, mas um grupo técnico, onde terá a participação até das universidades do nosso município. A intenção também vincular o agronegócio com o meio ambiente”, detalhou Solimar.