Durante a solenidade, que contou com a presença de grande parte da equipe de governo – com exceção dos secretários municipais Ronaldo Lott (Obras), José Don Carlos Alves Santos (Desenvolvimento Econômico), Rosana Linhares (Saúde), Robson Souza (Desenvolvimento Urbano), Fernando Muniz (Auditoria) e Geraldo Rubens (Planejamento) que mandaram representantes – o prefeito Ronaldo Magalhães pediu o apoio de todos à vice-prefeita Dalma Barcelos. “Como podem surgir novidades a todo momento, peço a vocês que cooperem o máximo e estejam sempre disponíveis com as informações específicas de cada pasta, para as coisas fluírem normalmente”, solicitou.
Aproveitando o encontro, Ronaldo Magalhães abordou sua viagem ao continente asiático e confirmou a ida do presidente da Câmara de Vereadores, Neidson Dias Freitas, que, na sua opinião é importante para a análise dos projetos. “É fundamental a participação da Câmara neste processo, principalmente pela necessidade de futura aprovação se tudo der certo”. Ainda segundo o prefeito, a possível parceria com os chineses diante da proposta de investimento em projetos ligados à Unifei, é o trabalho do Governo Municipal para desenvolver o futuro da cidade sem o minério de ferro. “Tudo relacionado à China ainda é um embrião, mas com boa perspectiva de se concretizar, principalmente quando a Vale anuncia a exaustão e consequentemente a queda da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais). Por isso, acredito que isso seja um novo caminho pra gente”, salientou Ronaldo Magalhães.
Em sua fala, Dalma Barcelos agradeceu a confiança do prefeito e reforçou o pedido de colaboração da equipe de governo. “Ainda mais neste momento delicado em que precisamos reduzir gastos. Sei da intensidade do trabalho de cada secretaria, mas a fase é complicada. Mesmo sem decretar calamidade financeira, é necessário ter cuidado com os investimentos”, avaliou a vice. Em seguida, após assinatura da transmissão de cargo, a já prefeita em exercício propôs uma oração para encerrar a solenidade.
Em tempo
Em busca de investimentos para a diversificação econômica itabirana, o prefeito Ronaldo Magalhães irá para Pequim, na China, discutir os projetos de construção do Parque Científico-Tecnológico e do aeroporto de carga com representantes do governo chinês e empresários asiáticos, que já conhecem outros projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A missão do Executivo Municipal termina no dia 10 de dezembro.