Em meio à rotina da vida acadêmica, estudantes e servidores da Unifei-Itabira tiveram um momento para relaxar no último dia 22. A universidade recebeu o sr. Roberto Martins para o evento “Cultive sua Atenção Plena”. Terapeuta transpessoal, Roberto atua como Coordenador do CEBB Itabira (Centro de Estudos Budistas Bodisatva).[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Durante, aproximadamente, uma hora, todos se desligaram das suas atividades e participaram de um momento de meditação conduzido pelo profissional, além de aprenderem um pouco mais sobre o tema. De acordo com a psicóloga Marcelle Araújo, responsável pelo projeto, a ação tinha como foco apresentar práticas de melhoraria de bem-estar físico e emocional por meio da técnica de atenção plena (mindfulness).
Roberto Martins ressalta que a meditação pode ser muito útil tendo em vista o desgaste que permeia a atividade acadêmica e acrescenta que a adoção da prática vem se tornando comum dentro das instituições de ensino:
“Universidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo já possuem até uma pós-graduação voltada à meditação, além das empresas que estão difundindo a atividade pelos benefícios que ela traz. Em um campus universitário, estudantes e demais profissionais sofrem muita pressão e são desafiados constantemente, mas a partir das técnicas de controle emocional é possível administrar esse stress de maneira natural.”
Perguntado se a atividade pode auxiliar no autocontrole diante da busca por novas metas e desafios, algo comum no meio universitário, Roberto Martins vai além e explica como a técnica pode nos preparar para possíveis frustrações:
“Nós não conseguimos evitar as decepções que ocorrem na nossa vida, são coisas que naturalmente ocorrem em algum momento. Porém, a meditação te prepara para saber lidar com isso. É como ir surfar, você não vai conseguir controlar a intensidade de todas as ondas, algumas virão maiores, outras menores, mas você poderá se desvencilhar de todas”.