A Prefeitura de Catas Altas continua desenvolvendo atividades para valorização, resgate e preservação da cultura, da história e da memória do município por meio do projeto de educação patrimonial “Garimpando Nosso Patrimônio”, na modalidade Local de Memória Coletiva. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Para isso, recentemente, estudantes visitaram a igreja Matriz para acompanhar de perto a restauração de artes sacras do município.
O grupo foi guiado pelo Chefe de Departamento de Cultura, Eder Ayres Siqueira, que abordou, além da questão histórica e cultural do trabalho, o retorno que isso traz para o município no critério ICMS/Cultural. O restaurador/conservador, Roberto Cláudio de Miranda, também esteve presente e explicou sobre a parte técnica da restauração, enfocando a “importância de se preservar para não precisar restaurar”.
Nesta etapa do projeto, estão sendo restauradas 12 peças de médio e grande porte, todas elas tombadas e do século XVIII, contemplando cinco imaginárias (imagens de Santa Quitéria, Nossa Senhora do Carmo, São Luís Gonzaga, São Francisco Bórgia e Crucifixo), seis objetos de iluminação (castiçais) e um material de ritual (pia de água benta).
Ao todo, a restauração dos bens móveis do município será realizada em quatro etapas. Além da Santa Quitéria, serão contempladas as capelas de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.