De acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), Jairo Ferreira fez parte do processo de criação da Transita. “Ele tem quase 37 anos de serviços prestados à Prefeitura e está na Transita desde o início. Com sua sensibilidade e visão de águia, desenhou um caminho de lutas, desafios e conquistas na área do trânsito”.
Enquanto o veterano se reunia com o Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT), do qual era presidente até o mês passado, os funcionários da Transita prepararam uma festa surpresa para a despedida do ex-servidor. “Fiquei muito surpreso e grato com esta homenagem, por saber que as pessoas se importam e têm consideração. Criamos um vínculo de amizade que vai além das questões profissionais”, emocionou-se Jairo Ferreira.
Durante a despedida, em nome da Transita, Ronaldo Lott salientou o desempenho e dedicação do agora funcionário aposentado ao Município. “Muitos foram os entraves para que chegássemos a uma cidade com o trânsito sendo direcionado para a segurança e comodidade de sua população. Queremos dizer que sentiremos saudades, mas jamais esqueceremos os seus ensinamentos, principalmente na área de trânsito”.
Em tempo
Itabira passou a integrar o Sistema Nacional de Trânsito em dezembro de 2001 e assumiu, por meio da Transita, as obrigações descritas no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina o cumprimento da legislação e das normas de trânsito, bem como o planejamento e operacionalização da circulação de veículos, ciclistas, pedestres e animais.