Aos 102 anos e 194 dias, a australiana Irene O’Shea estabeleceu um novo recorde mundial e se tornou a pessoa mais velha do mundo a saltar de paraquedas. O salto aconteceu no sábado (7), em Adelaide.
Esta, no entanto, não foi a primeira vez que O’Shea saltou. Isso aconteceu no seu aniversário de 100 anos e ela repetiu a experiência uma vez por ano desde então, sempre acompanhada pelo mesmo instrutor, o paramédico Jed Smith.
Desta vez, ela aproveitou a atenção que o recorde atraiu para lançar uma campanha de arrecadação de fundos para a Associação de Doenças Neuromotoras local, já que sua filha morreu vítima de uma doença do tipo, há dez anos.
Em um vídeo divulgado pela empresa que realizou o salto (assista abaixo), é possível ver a idosa sorridente entrando no avião, com a ajuda de uma bengala, e recebendo um pouco de oxigênio a bordo. Depois, ela e o instrutor aparecem voando a mais de 200 km/h antes de fazer um pouso suave.
Após a chegada, ela foi recebida e parabenizada por diversos netos e bisnetos que a esperavam no solo.
O recorde anterior de pessoa mais velha a saltar de paraquedas era de Bryson William Verdun Hayes, um veterano do Dia D da II Guerra Mundial, que saltou em maio de 2017, quando tinha 101 anos e 38 dias, segundo a Press Association.