O Metabase Itabira, participou na manhã desta quarta-feira (19), em Conceição do Mato Dentro, cidade a cerca de 175km de Itabira, de mais uma manifestação em favor da liberação de licenças ambientais para início do projeto Minas-Rio da empresa Anglo American.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A região daquele município receberá cerca de R$1 bilhão em investimentos garantido 26,5 milhões de toneladas de minério/ano durante 15 anos.
“Sabemos da importância que o projeto Minas-Rio propõe para os trabalhadores da Anglo American, os benefícios para Conceição do Mato Dentro, e região, e principalmente pela possibilidade do aumento de empregos, já que poderão chegar a cerca de 800 durante as obras e com a conclusão e plena atividade serão mantidos em torno de 100, por isso estamos aqui” disse André Viana, presidente do Metabase Itabira.
Flavio Serafim um dos diretores que acompanharam a comitiva, disse que “não podemos esquecer dos trabalhadores da Anglo que mesmo com as atividades paralisadas (layoff) por causa do rompimento do mineroduto em março, com o mesmo empenho e esforço mantiveram as obras em ritmo acelerado” completou.
A manifestação contou com funcionários da empresa e de terceirizadas, empresários locais e da população. Aos gritos de “liberação já” e “somos a favor do step 3” os manifestantes percorreram as principais ruas do centro.
Ainda de acordo com André Viana, “o Sindicato Metabase estará em Belo Horizonte na votação da Licença de Operação no próximo dia 21. É necessário compreender que sindicato não é inimigo da Anglo American. Tudo que for benéfico para a empresa e consequentemente para o trabalhador, estaremos apoiando. Veja agora, em momento de desemprego e insegurança de muitos trabalhadores, estamos aqui, apoiando a liberação da licença que, como já disse, além de oportunidades de empregos para muita gente, criará a possibilidade de bons reajustes salariais, já que a empresa terá aumento substancial de receita”. Finalizou o presidente.