Vinte e cinco servidores da Prefeitura de Itabira concluíram um curso de 40 horas com conhecimentos básicos acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A entrega dos certificados ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), no auditório do Paço Municipal. Foram capacitados profissionais que atuam diretamente com atendimento ao público, de seções como Saúde, Assistência Social, Administração e Fazenda.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
As aulas, gratuitas, começaram no fim de julho, às quintas-feiras, e foram conduzidas por Simone Oliveira, professora e intérprete de Libras, servidora do Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae). Segundo ela, após a formação os alunos já conseguem se comunicar por meio da língua.
O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Governo (SMG) e Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), seção da Secretaria Municipal de Administração (SMA). A Prefeitura de Itabira acolheu um pedido feito pela Associação de Pais e Amigos do Surdo de Itabira (Apasita).
A vice-prefeita Dalma Barcelos fez a entrega dos certificados. “O curso é de extrema relevância, uma forma de humanizarmos os atendimentos. A comunidade de pessoas surdas e com deficiência auditiva é grande, e, a dificuldade de comunicação impossibilita um trabalho mais eficaz. Queremos envolver mais pessoas na iniciativa”, disse.
Dayana Nunes, diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, citou que as aulas são parte do projeto “Multiplicadores – Servidor qualificando servidor”. Assim, os participantes repassam seus conhecimentos no círculo em que estão inseridos. “Podemos adiantar que novas turmas serão criadas”, acrescentou ela.