A primeira ação da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), em 2019, cuidará para que a intensa circulação de veículos e pedestres na praça Dr. Acrísio Alvarenga ou Praça Redonda, localizada da região central de Itabira, flua melhor e dentro da legislação.
O objetivo, segundo Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de Educação e Controle de Trânsito da Prefeitura, é promover a mudança de hábitos dos motoristas e ressaltar as leis de trânsito, principalmente pela relevância da via no trânsito itabirano.
“Durante todo o dia, inúmeros veículos circulam por ela e, caso não ocorra um planejamento em sinalização, educação e fiscalização, o local fica suscetível a grandes congestionamentos e acidentes. Por isso, vamos mobilizar os condutores sobre a mudança definitiva de comportamento, que acreditamos ser fundamental para ampliar a segurança de todos”.
Os motoristas serão abordados pelos agentes municipais de trânsito em blitz educativas e por meio de panfletagem até o dia 31/1, em cruzamentos e travessias movimentadas – Avenidas João Pinheiro, Carlos Drummond de Andrade, das Rosas, Daniel Jardim de Grisolia e Carlos de Paula Andrade; Ruas Salvino Pascoal e São José – no período da tarde.
Orientação
No entanto, independente de campanhas educativas, Edivânia Fernandes citou as regras de circulação vigentes na praça Acrísio Alvarenga. “De acordo com o nosso atual código de trânsito, os condutores precisam se lembrar que a preferência de passagem é daqueles veículos que circulam pela rotatória, salvo se a sinalização estabelecer forma diversa”, lembrou a diretora.
Algumas orientações “bem simples”, segundo ela, é manter-se sempre atento; transitar em velocidade baixa; respeitar as faixas de pedestres; indicar com antecedência a intenção de fazer alguma manobra e, por fim, sempre que possível, utilizar a pista de dentro (ao lado da praça).