A deputada democrata Nancy Pelosi, da Califórnia, foi eleita nessa quinta-feira (3) a nova presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), o primeiro dia de um novo Congresso dividido.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Pelosi, de 78 anos, é a primeira mulher a ocupar o cargo pela segunda vez. Ela foi presidente da Câmara de 2007 a 2011, quando o Partido Democrata controlava a Câmara dos Deputados.
Pelosi derrotou o candidato republicano Kevin McCarthy em uma votação nominal, recebendo 220 votos de um total de 430 presentes, segundo a CNN.
Em seu discurso de abertura, ela afirmou que o plenário deve ser “a Câmara dos Estados Unidos”, onde as vozes das pessoas serão ouvidas e afetarão as decisões dos legisladores.
Nancy Pelosi citou as prioridades de seu partido a longo prazo, entre eles o combate à mudança climática, a redução dos custos de saúde, os investimentos em infraestrutura “verde” e “a restauração da integridade” do governo. Ela indicou medidas para acabar com a paralisação parcial do governo, que chegou ao 13º dia.
“Os democratas vão oferecer à legislação do Senado, para as apropriações republicanas, a reabertura do governo”, disse.
Cerca de um quarto do governo federal está paralisado desde o mês passado, como resultado de um impasse entre a Casa Branca e o Congresso sobre a possibilidade de fornecer bilhões de dólares para o muro de fronteira com o México, prometido pelo presidente Donald Trump.
Pelosi disse, em vídeo transmitido pela MSNBC na quarta-feira (2), que está disposta a dar “nada pelo muro”, enquanto o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, afirmou que a câmara alta não considerará nenhuma lei sem o apoio do presidente.
Christopher Galdieri, professor assistente do Saint Anselm College, disse à Xinhua que espera que “a luta contra a paralisação continue a absorver a maior parte do oxigênio” em Washington.
Legisladora efetiva e estrategista política, Pelosi desempenhou papel fundamental nas eleições do ano passado, quando os democratas assumiram o controle da Câmara pela primeira vez em oito anos, ajudando a arrecadar milhões de dólares para os democratas e mantendo o foco na questão da saúde e suas campanhas.
O novo Congresso que Pelosi está agora comandando conta com número recorde de legisladoras do sexo feminino e é o mais racial e etnicamente diversificado, incluindo nova geração de muçulmanos, latinos, nativos americanos e afro-americanos. A nova presidente disse que recebe a “classe de novatos transformadores”.
Em geral, os democratas têm maioria de 235-199 na Câmara, com um assento ainda em disputa após alegações de fraude eleitoral no estado da Carolina do Norte. No Senado, 53 republicanos detêm a maioria, contra 45 democratas e dois independentes, alinhados com os democratas.