Um em cada 4 carros novos vendidos no Brasil em 2018 foram SUVs. A categoria, que já foi tratada como moda no país, hoje é a segunda mais importante do mercado local, perdendo apenas para os hatches pequenos.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
As informações são da Fenabrave, a associação das concessionárias, que divulgou na última quinta-feira (3) o balanço de vendas de 2018, com alta de 14,6% para automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.
Os números mostram que a participação dos SUVs aumentou quase duas vezes e meia em cinco anos. Muito em razão da quantidade de produtos disponíveis. Com 40 modelos, a categoria é a maior do relatório da Fenabrave.
Segmento disputado
As boas vendas de SUV são reflexo de um segmento com disputas acirradas. O Jeep Compass, de porte médio, foi o utilitário esportivo mais vendido do tipo no Brasil em 2018, com 60,2 mil unidades. É mais do que qualquer sedã vendido no país, com exceção do Chevrolet Prisma.
Depois do Compass, a briga pela liderença entre os SUVs compactos foi disputada por quatro modelos, com menos de 3 mil unidades separando-os.
Quem perdeu espaço?
Em importância, é possível dizer que os SUVs tomaram o lugar dos carros de entrada como segundo maior segmento.
Obviamente isso não significa que os clientes de uma categoria tenham migrado diretamente para outra.
A ascensão dos SUVs tem muito a ver com a mudança de comportamento dos clientes, que estão deixando de lado sedãs e hatches, principalmente os médios, em troca de utilitários esportivos.
A categoria de hatches médios, por exemplo, corre o risco de extinção nos próximos anos. Ela passou de 3,6% em 2014 para modestos 0,6% em 2018. Hoje, são apenas 6 representantes desta “tribo”, sendo que o Focus já teve seu fim confirmado pela Ford.
Na lista de 13 categorias da Fenabrave, os hatches médios só emplacaram mais veículos do que sedãs grandes, peruas médias e grandes e carros esportivos.