O empresário Rubens Menin e o jornalista Douglas Tavolaro (fotos abaixo) vão comandar a CNN Brasil, o novo canal de notícias na tv por assinatura que entra no ar a partir do segundo semestre – e deve movimentar o mercado de jornalismo no Brasil.
Douglas Tavolaro será o diretor-geral (ou CEO) da CNN Brasil. Após 17 anos, ele deixou nesta segunda, 14, a Record TV, onde era o vice-presidente de jornalismo.
“Estou deixando um dos maiores e mais importantes grupos de mídia do país com gratidão por tudo o que vivi lá e não poderia estar mais animado sobre esta próxima fase da minha carreira”, afirmou Douglas Tavolaro.
“A CNN é um ícone global e a parceria com essa marca é o sonho de um jornalista se tornando realidade”, enfatiza o jornalista.
Rubens Menin
O Fundador da MRV Engenharia, do Banco Inter e da LOG Commercial Properties, Rubens Menin, será o presidente do Conselho de Administração (ou chairman) da CNN Brasil.
Agora com a chancela de empresário da comunicação, ele se prepara para gerenciar mais um negócio com reconhecimento internacional.
“Nosso objetivo é contribuir com a democratização da informação no Brasil. Um país com uma sociedade livre e desenvolvida só é construído com uma imprensa plural”, afirma Menin.
O executivo analisa que a chegada da CNN Brasil será positiva para toda a imprensa do país.
“Já existem boas plataformas de notícias localmente, mas acreditamos que há espaço para uma nova opção. A chegada de uma grande marca fortalece e valoriza o jornalismo. Estamos felizes e motivados com esse acordo com a CNN”, conclui.
Em 2018, Rubens Menin foi eleito o empreendedor do ano pela consultoria EY.
Empregos
De acordo com o Portal Comunique-se, a empresa planeja contratar ao menos 400 jornalistas para sua estreia. O processo seletivo será aberto nas próximas semanas.
Além de comunicadores, a lista de vagas vai contemplar profissionais de parte técnica e administrativo.
A ideia principal é “recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção”.
O canal terá redações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
O projeto também terá correspondentes internacionais em seus quadros de colaboradores.
A CNN Brasil terá produção de conteúdo informativo 24 horas por dia, sete dias por semana.
Online
Além de marcar presença no line up das principais operadoras de TV, a CNN Brasil promete ser ativa em ambiente online. A CNN norte-americana conta, por exemplo, com perfis em Facebook, YouTube, Twitter e Instagram — além de site oficial.
Com o acordo com a CNN International Commercial (CNNIC), a futura emissora hard news do Brasil contará com os conteúdos produzidos pelas mais diversas praças do conglomerado de mídia espalhadas pelo mundo.
O acordo, no entanto, prevê a manutenção das operações da CNN International e a CNN en Español.