Após um acordo firmado com o Governo do Estado, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) atenderá a partir deste ano, 100% dos pacientes oncológicos de Itabira e de outras 28 cidades da região por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida incluí cirurgias oncológicas, quimioterapia relacionada à especialidade e o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT). O acordo foi fechado com municípios que atuam na área oncológica e apresentaram resultados positivos ao longo de 2018, como foi o caso do HNSD.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A informação foi publicada na edição do jornal Diário de tabira desta segunda-feira, e foi divulgada durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde na semana passada.
Com a decisão Itabira não precisará mandar os pacientes em tratamento oncológico para Belo Horizonte. A medida foi comemorada pela superintendente municipal de Saúde, Marli Reis Procópio e também pela secretária municipal de saúde em exercício, Lauana Matosinho, que declarou Itabira como “cidade pólo” em tratamento oncológico.
Ainda de acordo com a secretária, a ampliação de ofertas no tratamento, como a implantação da radioterapia, que deve ocorrer este ano, foi o que impulsionou a qualidade no setor de saúde e resultou neste pacto com o governo de Minas Gerais.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rodrigues da Silva, falou da possibilidade do município alcançar mais verbas para tratamento de câncer, com o aumento no atendimento regional. “Queremos aumentar o número de atendimentos, aumentar o fluxo de pacientes para atrair mais recursos para os atendimentos de média e alta complexidade”, frisou o presidente.