Gente grosseira que se faz de boazinha tá cheio por aí. Geralmente é uma pessoa irônica, sarcástica, inconveniente e mal educada que pode te atormentar no trabalho, na escola, na família… e é preciso saber como agir para manter a calma e não entrar na sintonia dela.
É agir com sabedoria, equilíbrio e saber o que dizer, para que você próprio não se prejudique diante da provocação, ou das provocações, que às vezes são diárias.
Quem orienta é Ivan Maia, um coach de Campinas, interior de São Paulo, que tem uma página de treinamentos no Facebook com mais de 250 seguidores.
Ele ensina em 5 passos o que fazer na hora em que você for tratado com grosseria.
- Primeiro se pergunte: “Você vai deixar que ela roube sua alegria e estrague o seu dia, ou vai assumir o controle das suas emoções?”
- Não responda na mesma altura que a pessoa grosseira. Não desça ao nível dela. Não se apaga fogo com mais fogo.
- Se tiver como interromper a conversa, interrompa.
- Se não tiver como interromper, diga da melhor maneira que puder: “Você está me desrespeitando, por favor baixe o seu tom de voz e tenha um pouco mais de respeito.
- Se ela não te ouvir, encerre a conversa e lembre:. “O silêncio é o companheiro predileto dos sábios. E a falácia – argumento falso, mentiroso – é o companheiro predileto dos tolos”.
Assédio de Chefe
Se o grosseiro for seu chefe, Ivan Maia lembra: “Ninguém o poder de te deixar triste, de te fazer chorar, de tirar o seu sono”.
- O primeiro passo é não descer ao nível do chefe.
- Chame o chefe de lado, depois da grosseria, e diga que você se sentiu desrespeitado e que gostaria que ele não te tratasse mais daquela maneira.
- Diga educadamente, mas de forma firme.
- Se isso se repetir, denuncie ao chefe que fica acima dele e diga como você está se sentindo.
- Se não tiver alguém acima dele para você recorrer, você terá que tomar uma decisão: é melhor sair da empresa para não ser tratado assim.
Assista aos vídeos: