Na madrugada da próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, quem estiver em Catas Altas, cidade a 86,1km de Itabira, poderá acompanhar o primeiro eclipse lunar total do ano (o próximo só em acontecerá 2021) direto dos telescópios e binóculos que estarão montados em frente à igreja de Santa Quitéria.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O fenômeno da “Lua de Sangue”, totalmente visível no Brasil, vai durar mais de três horas, sendo a totalidade com duração de uma hora e dois minutos. A primeira fase parcial poderá ser vista das 01:34 às 02:41 da manhã. Já a totalidade será entre 02:41 e 03:43. O encerramento acontecerá das 03:43 às 04:51.
O equipamento para observação faz parte do observatório astronômico do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Na ocasião, uma equipe de astrofísica da UFMG estará presente com telescópios e binóculos no alto da Igreja Santa Quitéria a partir das 23 horas do domingo (dia 20) para auxiliar e orientar turistas e moradores na observação do eclipse e de vários corpos celestes.
Além disso, ainda no domingo, das 15 às 18 horas, os astrofísicos estarão na Casa do Professor (Praça Monsenhor Mendes, nº 272 – Centro) dando informações sobre o fenômeno, inclusive com uso de um Laboratório Interativo de Física.
As atividades são gratuitas e fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Catas Altas e o Instituto de Ciências Exatas da UFMG (ICEx).
Mais informações pelo telefone 31-3832-7140.