AFP
A Blue Origin, empresa espacial do diretor da Amazon Jeff Bezos, que concorre com a Virgin Galactic para levar turistas ao espaço, fará nesta quarta-feira (22) o décimo voo de testes de seu foguete. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A Blue Origin lançará seu foguete, New Shepard, a partir das 14h50 GMT (12h50 de Brasília) desta quarta de sua plataforma de lançamento no Texas, levando experimentos científicos patrocinados pela Nasa.
O pequeno foguete atravessou no ano passado a fronteira do espaço, fixada então pela convenção internacional a 100 km, na chamada linha de Karman, e estendida em abril de 2018 a 107 km.
O objetivo futuro do New Shepard é transportar seis passageiros em uma viagem de 11 minutos de duração.
O foguete será lançado verticalmente e a cápsula tripulada se descolará e prosseguirá em sua trajetória acima da fronteira espacial até retornar à Terra, em uma queda freada por um paraquedas.
O primeiro estágio do foguete e a cápsula foram concebidos para serem reutilizados em vários voos.
Entretanto, a Virgin Galactic, do milionário britânico Richard Branson, está desenvolvendo uma nave-foguete que é liberada no ar por um avião e conduzida por dois pilotos.
Nenhuma das empresas está preparada ainda para levar passageiros, pois seus veículos ainda não foram submetidos a todos os testes necessários.
A Blue Origin nunca transportou pessoas. Cada chefe diz ter privilegiado a segurança, mas o progresso dos testes das companhias, assim como as declarações de seus encarregados, levam a crer que 2019 será o ano dos primeiros voos regulares tripulados ao espaço.