Após reunião com as secretarias de Administração, Educação, Fazenda e Planejamento, além da chefia de gabinete, o Prefeito Reinaldo das Dores Santos confirmou: “As aulas retornam no dia 7 de fevereiro, aqui em Santa Maria de Itabira”.
No último dia 21, o Prefeito participou da assembleia de gestores públicos promovida pela AMM – Associação Mineira de Municípios, onde foi sugerida, votada e aprovada a orientação de início das aulas após o Carnaval, em março. A sugestão baseou-se na falta de repasses dos recursos do Fundeb, específicos para cobertura de despesas com a Educação, principalmente com salário de profissionais e o transporte escolar. Na ocasião, os prefeitos também seguiram para a Cidade Administrativa, em busca de uma reunião de diálogo com o Governador, sendo recebidos por um cordão de policiais, impedindo a entrada deles no Palácio Tiradentes. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Apesar da orientação da AMM e todas as dificuldades enfrentadas até o presente momento, o Prefeito Reinaldo tem a confiança de uma mudança de cenário gradativa, ao menos com relação aos repasses do Fundeb. “Estou otimista! Com muito esforço conseguimos, ao longo desse mês, mesmo com aplicação de recursos próprios para complementar, quitar duas folhas de pagamento da Educação, os salários de novembro e dezembro. Estamos nos esforçando para, dentro do mês de fevereiro, conseguirmos fazer o pagamento do 13º. Mudar o calendário escolar atrapalharia não só o aproveitamento das crianças na escola, já que teriam mais sábados letivos e as férias de julho comprometidas, como complicaria também os alunos da rede estadual com a falta do transporte escolar. Claro que vamos precisar da compreensão de todos, ainda mais dos professores, diretores e demais trabalhadores do ensino, como também dos fornecedores e prestadores de serviço da Educação”, complementou Reinaldo.
Atualmente, a cidade de Santa Maria de Itabira tem R$ 1.620.360,51 em repasses retidos do Fundeb, acumulados ao longo dos últimos 15 meses, inclusive janeiro de 2019. A dívida total do Governo de Minas para com o município ultrapassa a casa dos 3,9 milhões de reais, se concentrando mais nas áreas de Educação e Saúde.