O rompimento da barragem da Vale na Mina Feijão nesta sexta-feira (25), localizada em Brumadinho, Região metropolitana de Belo Horizonte, deixou a população itabirana apreensiva. O acidente gerou um mar de lama e destruiu casas na região do Córrego do Feijão. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Em Itabira, a empresa mantem dezenas barragens. O plano de emergência de rompimento de barragem está em andamento no município, mas até o momento algumas comunidades não passaram por treinamentos de fuga, houve apenas a instalação de sirenes de alerta.
O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, divulgou nota após o rompimento da barragem e fez um alerta sobre a situação das barragens itabiranas. Segundo ele, é preciso que a Vale divulgue à população informações sobre o estado das barragens.
“O rompimento da barragem na Mina Feijão, pertencente à empresa Vale reforça a necessidade da empresa em divulgar aos itabiranos informações constantes sobre suas barragens que rodeiam nosso município. Essa tragédia corrobora ainda mais a preocupação do Metabase Itabira quanto à segurança dessas instalações e a segurança do nosso povo. Vidas ceifadas, famílias arrasadas e patrimônio destruído pela lama da Vale voltam a assombrar os lares itabiranos”, diz a nota.
Hospital João XXIII recebe vítimas da barragem da Vale em Brumadinhio
Pará de Minas alerta população sobre Rio Paraopeba: “Há possibilidade de o nível da água subir repentinamente”
Também em nota divulgada à imprensa, a Vale lamentou o acidente e informou que empregados foram atingidos pelo rejeito, mas que ainda não há confirmações sobre o que causou o acidente.
“A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos.
Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida.
O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente”, diz a nota.