Rádio Itatiaia
É apenas o terceiro jogo da temporada, mas já é clássico. No primeiro dérbi de 2019, Cruzeiro e Atlético se enfrentam neste domingo, às 11h, no Mineirão, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. A partida marcará o reencontro do atacante Fred com o Galo após a polêmica transferência para a Raposa, no fim de 2017, e o embate do camisa 9 celeste com Ricardo Oliveira, os dois maiores goleadores da Série A do país.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Acompanhe, a partir de 9h10, a Jornada Esportiva da Itatiaia com narração de Mário Henrique (1º tempo) e Alberto Rodrigues (2º tempo), comentários de Léo Figueiredo e reportagens de Emerson Pancieri, Claudio Rezende e Thiago Reis.
Apesar do mistério nas escalações, Fred e Ricardo Oliveira devem entrar em campo para travar um duelo à parte. Até o início deste ano, ambos estavam empatados como os maiores goleadores em atividade em clubes da Série A do Brasil com 369 gols cada. Mas com os hat-trick anotado na vitória do Atlético sobre o Boa Esporte, na primeira rodada do Mineiro, o camisa 9 alvinegro passou à frente do rival, que desfalcou a Raposa na estreia, contra o Guarani, e passou em branco diante do Patrocinense.
Além do duelo à parte entre os centroavantes, o primeiro clássico da temporada terá outro ingrediente: Fred enfrentará o Atlético primeira vez desde que rescindiu o contrato amigavelmente com o clube alvinegro, em dezembro de 2017, e um dia depois assinou com o Cruzeiro, o que motiva até hoje uma briga judicial entre os rivais para o pagamento de multa de R$ 10 milhões pela transferência.
No ano passado, Fred não atuou contra o Atlético devido ao rompimento do ligamento do joelho direito, sofrido no fim de março e que o afastou dos gramados por seis meses.
Com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, o Cruzeiro ocupa segunda colocação do Campeonato Mineiro, atrás do líder Tupynambás no saldo de gols. Um triunfo no clássico pode alçar a Raposa à ponta do Estadual.
“É um clássico que pode nos dar muita confiança para o decorrer do ano. É um jogo muito difícil, que mobiliza toda a cidade. Vai ser importante fazermos um bom jogo e conquistarmos com a vitória para a sequência do campeonato. Fizemos duas boas partidas e uma terceira vitória será um grande passo muito importante no estadual”, comentou o zagueiro Dedé.
A principal dúvida no Cruzeiro é o meia Thiago Neves, que recupera de estiramento grau um na panturrilha direita, sofrido durante a pré-temporada. O novo camisa 10 da Raposa foi liberado pelo departamento médico durante a semana e treinou com bola na quinta-feira. Como ainda não disputou uma partida neste ano, o armador deve começar como opção no banco de reservas.
O desfalque celeste é o atacante David, com edema muscular na coxa esquerda. O provável substituto é Rafinha, que não atuou contra o Patrocinense após ser poupado pelo técnico Mano Menezes.
Após golear o Boa Esporte, no Independência, na estreia, o Atlético mudou completamente o time na segunda rodada, escalando um misto de atletas pouco aproveitados com jogadores das categorias de base, e perdeu para o Tombense fora de casa, caindo para a quinta posição, com três pontos.
Assim como no rival, mistério também pelo lado alvinegro, que realiza treinos fechados desde quinta-feira (24), mas a escalação não deve fugir da que goleou o Boa Esporte, já que todos os titulares deste início de ano estão à disposição.
O clássico vai marcar o jogo 300 do técnico Levir Culpi, contando as outras quatro passagens. “Estou ficando velho (risos). É uma marca que me traz felicidade, sinto uma alegria muito grande. Espero completá-la com um bom jogo, com um bom resultado. Tomara que dê tudo certo para a gente comemorar tudo”, disse o treinador.
Cruzeiro x Atlético
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Jadson (Thiago Neves), Robinho e Rafinha; Fred. Técnico: Mano Menezes
Atlético: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison, Elias, Luan, Cazares e Chará. Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 27 de janeiro de 2019, domingo, às 11h
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Auxiliares: Ricardo Junio de Souza e Felipe Alan Costa de Oliveira