Rádio Itatiaia
Pelo 56º ano consecutivo, a Itatiaia vai premiar os melhores do futebol mineiro com o Troféu Guará BMG, em cerimônia que será realiza nesta segunda-feira (28/01), a partir das 19h30, no Buffet Catharina, no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte. A eleição referente a 2018 foi apurada no dia 10 de dezembro, após o fim da temporada do futebol brasileiro.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
A Seleção Guará e os melhores em cada função foram escolhidos por representantes de 30 veículos de comunicação de Minas, entre emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, revistas e portais de internet. Cada órgão de imprensa teve direito a um voto, assim com a Itatiaia, que organiza a premiação.
Destaque para os troféus conquistados por Mano Menezes, do Cruzeiro, eleito por unanimidade o técnico do ano, além de Dedé e Arrascaeta, da Raposa, que também tiveram todos os 30 votos para as posições de zagueiro e meia, respectivamente, na Seleção Guará.
A disputa para formar a zaga ao lado de Dedé foi bastante acirrada. Léo, do Cruzeiro, foi eleito, em uma disputa acirrada com Messias, do América.
O goleiro Fábio, do Cruzeiro, receberá o Troféu Guará BMG pela oitava vez na carreira. Outros atletas celestes premiados na Seleção Guará são: Egídio, Henrique e Thiago Neves.
Itair Machado, vice-presidente de futebol do Cruzeiro, foi eleito o Dirigente do Ano. Será o terceiro Troféu Guará de Itair, que já tinha sido premiado outras duas vezes quando comandava o Ipatinga.
Pelo hexa da Copa do Brasil, o Cruzeiro foi condecorado com o Troféu Guará BMG. O clube celeste também foi premiado por ter erguido as taças do Campeonato Mineiro e do Estadual Sub-20.
Representando o Atlético, o lateral-direito Emerson foi eleito o Jogador Revelação de 2018. Em sua primeira temporada em Minas, Ricardo Oliveira faturou dois Guarás: atacante da Seleção e o artilheiro da temporada no estado, com 22 gols.
O América ficou com o Guará de campeão mineiro feminino. Já o Guarani de Divinópolis também faturou por ter conquistado o Módulo II do Estadual. Por fim, o Coimbra levou o Guará pelo título da segunda divisão do Mineiro.
O Guará Especial foi concedido à Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE) pelos 80 anos completados em 2018.
Os vencedores foram escolhidos por representantes de 30 veículos de comunicação de Minas, entre emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, revistas e portais de internet. Cada órgão de imprensa teve direito a um voto, assim com a Itatiaia.
MELHORES DO ANO
Dirigente do Ano: Itair Machado (Cruzeiro)
Jogador Revelação: Emerson (Atlético)
Melhor Árbitro do Ano: Igor Junio Benevenuto
Craque do Ano: Arrascaeta (Cruzeiro)
Técnico do Ano: Mano Menezes (Cruzeiro)
Preparador Físico do Ano: Eduardo Silva (Cruzeiro)
SELEÇÃO GUARÁ
Goleiro: Fábio (Cruzeiro)
Lateral-direito: Emerson (Atlético)
Zagueiros: Léo (Cruzeiro)
Dedé (Cruzeiro)
Lateral-esquerdo: Egídio (Cruzeiro)
Volantes: Henrique (Cruzeiro)
Adilson (Atlético)
Meias: Thiago Neves (Cruzeiro)
Cazares (Atlético)
Arrascaeta (Cruzeiro)
Atacante: Ricardo Oliveira (Atlético)
TROFÉU GUARÁ POR TÍTULOS CONQUISTADOS E ARTILHARIA EM 2018
Cruzeiro – campeão da Copa do Brasil, campeão mineiro e campeão mineiro Sub-20
Guarani de Divinópolis – campeão do Módulo II do Mineiro
Coimbra – campeão da Segunda Divisão do Mineiro
América – campeão mineiro feminino
Ricardo Oliveira (Atlético) – artilheiro da temporada em Minas com 22 gols
GUARÁ ESPECIAL
Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE) – pelos 80 anos
Sobre o Guará
O Troféu Guará foi criado em 1962 pela Rádio Itatiaia com o objetivo de acabar com as diversas seleções dos melhores do ano no futebol, elaboradas pelos órgãos de imprensa de Minas.
Com o Guará, foi criada uma lista única, que soma os votos de toda a mídia esportiva, entre rádios, televisões, revistas e jornais. Escolhidos os ganhadores, a Itatiaia produz a solenidade de entrega dos troféus. A premiação teve seu nome escolhido em homenagem ao grande jogador do Atlético nas décadas de 30 e 40, Guaracy Januzzi, o Guará.