A prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG), cidade a 176KM de Itabira, publicou, nesta segunda-feira (28/01), nota de pesar pela morte do alpinista mineiro Leandro Ianotta, conhecido como Mr. Bean, e do colega de escalada, o capixaba Fabrício Amaral. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Os corpos foram encontrados, na última sexta-feira (25/01), no monte La Silla, que antecede a subida do pico Fitz Roy, na Argentina. Os alpinistas, que pretendiam escalar o Monte Fitz Roy, no Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia, estavam desaparecidos há sete dias. Eles foram vistos pela última vez no dia 18 de janeiro.
Ainda segundo a nota da prefeitura, a hipótese levantada é que os dois brasileiros foram atingidos por uma tempestade. Em seu perfil na rede social Instagram, Ianotta chegou a relatar que a primeira investida no local foi “incrível”, mas que, em razão do vento forte, eles teriam optado por descer e esperar uma “janela” para continuar a caminhada.
O mineiro de BH era guia de escalada na Cachoeira do Tabuleiro, no município da região Central de Minas, desde 2013. Ele chegou a apresentar o local para escaladores do Brasil e de países como o Chile, Suíça, Suécia, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra.
“Mr Bean deixa uma saudade imensa e um legado de desbravamento que não será esquecido pelos amantes da cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro”, afirmou em nota.
Na última sexta-feira, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada chegou a informar que as buscas pelos brasileiros haviam sido encerradas, devido à neve constante nas montanhas, mas que um helicóptero ficaria de prontidão aguardando a melhora das condições climáticas para sobrevoar a região.
E na semana passada, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada informou que os escaladores eram experientes em paredes longas e vias complexas tanto em terras brasileiras, como fora delas e tinham experiência para tentar escalar a montanha em questão, como também entendiam os riscos envolvidos. O vice-presidente da confederação, Natan Fabrício, destacou ainda que o local onde os escaladores desapareceram não é para iniciantes.
“A CBME lamenta profundamente o acidente, entende que a dor é grande e deseja força aos familiares para enfrentar esse momento”, informou na ocasião.
Confira a nota da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro: