O Presidente da Acita – Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, Eugênio Müller, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 30 de janeiro, com Eduardo Martins, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Maria de Itabira e com o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diogo Santos Oliveira. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O encontro teve como objetivo alinhar informações a respeito da construção da Ferrovia que ligará Sete Lagoas à São Mateus, no Espírito Santo. A obra irá beneficiar a região, já que a ferrovia deve passar pela cidade de Itabira e em Santa Maria o projeto prevê a construção de um porto seco, com investimento de R$ 56 milhões.
A construção da ferrovia será de grande importância para a região do Médio Piracicaba, pois poderá fazer a diferença no escoamento da produção industrial, diminuindo custos e ampliando mercados. Além de diminuir o tráfego na BR 381, principal rodovia da região.
O projeto que irá ligar os estados de Minas e Espírito Santo será coordenado pela Petrocity, empresa especializada em gestão de portos.
A ferrovia será projetada para transportar diversos tipos de produtos, de gêneros alimentícios à produção mineral.
As cidades que a ferrovia irá passar ainda não foram definidas, mas com este investimento toda a região será beneficiada.
Os representantes do governo municipal de Santa Maria buscam apoio da Associação Comercial e pretendem a integração com as outras 10 cidades, participantes do Plano Regional de Desenvolvimento.