O vereador Agnaldo Vieira Gomes “Enfermeiro” (PRTB) protocolou um oficio na Câmara Municipal marcando uma audiência pública para o dia 15 de fevereiro, uma sexta-feira, às 19 horas no plenário da Câmara Municipal para discutir a situação das barragens de Itabira e também o risco que elas representam para a sociedade. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Em seu oficio o vereador apresenta uma longa lista de convidados, dentre eles até o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O presidente da Vale, Fábio Schvartsman e o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB). Prefeitos da região também estão sendo convidados pelo vereador à comparecerem a Itabira para debaterem o assunto.
Em seu oficio, Agnaldo Enfermeiro justifica a audiência pública no acidente ocorrido em Brumadinho no dia 25 de janeiro, com o rompimento da barragem.
“O acidente foi uma grande catástrofe ambiental e humana, ainda ressalto que em casos anteriores, como o rompimento em Mariana, as informações oficiais davam conta que as barragens eram seguras. Ainda que em Itabira houvesse essas mesmas informações não podemos dizer que são confiáveis […] Daí a necessidade de discutir amplamente a questão aqui na Câmara Municipal”, justificou o vereador.