O décimo dia de trabalho do Corpo de Bombeiros em Brumadinho começou às 5h deste domingo (3). De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, que comanda as buscas pelos desaparecidos, nesta etapa estão empenhados 187 bombeiros militares divididos em 32 equipes e 11 máquinas para auxiliar nos trabalhos na área do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, que aconteceu no dia 25 de janeiro.
No último boletim divulgado pelas autoridades que atuam na cidade, as equipes ainda buscam encontrar 226 desaparecidos. Dez dias após a tragédia, já foram confirmadas 121 mortes. Entre os óbitos, 93 vítimas já haviam sido identificadas até a tarde de sábado (2).
Segundo o tenente-coronel Passos, as equipes localizaram no sábado o corpo de uma criança que aparentava ter 3 anos de idade, fato que, nas palavras dele, “deixou a equipe especialmente tocada. Mais uma lamentável oportunidade de ajudarmos, ainda que seja assim”.
Os trabalhos deste domingo, de acordo com o bombeiro militar, serão concentrados em áreas pouco exploradas, onde a lama ainda está fluida e o deslocamento das equipes é dificultado. Ele ressaltou que nesses locais não é possível andar ou nadar e serão utilizadas máquinas anfíbias. “São 3 áreas de remanso, onde aparentemente houve fluxo secundário do rejeito. Estamos estimando que o deslocamento dos corpos esteja na faixa de 200 a 300 metros”, explicou.