Portal Hoje em Dia
O Instituto Inhotim será reaberto neste sábado (09/02), com entrada gratuita. Mundialmente conhecido, o museu de arte contemporânea, localizado em Brumadinho, na Grande BH, estava fechado desde 25 de janeiro, quando a barragem da Vale se rompeu. No dia da reabertura, o funcionamento será de 9h30 às 17h30 e haverá um ato em homenagem às vítimas da tragédia, com um minuto de silêncio.
“Precisamos pensar como reerguer esse lugar. Nesse sentido, entendemos que o Inhotim é um importante equipamento para fortalecer o turismo em Brumadinho como uma alternativa econômica. Recebemos cerca de 350 mil visitantes de diversos lugares do Brasil e do mundo e contamos com essas pessoas para continuarmos movimentando a região com transporte, hospedagem e outras atividades. Será um recomeço para a cidade e também para o Museu”, explica o diretor-executivo do Inhotim, Antonio Grassi.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O rompimento da barragem não atingiu fisicamente as dependências do museu, mas abalou profundamente a equipe. Dos aproximadamente 600 funcionários do Instituto, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou com óbito confirmado.
As atividades foram retomadas já nesta quarta-feira (06/02), quando os funcionários voltaram a trabalhar e participam de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, yoga, exibição de filme e rodas de conversa.
Depois de sábado (09/02), quando a entrada será gratuita a todos os visitantes, o funcionamento do museu volta ao normal, com ingressos a R$ 44 (inteira) e R$ 22 (meia), de terça a domingo, exceto às quarta-feiras, quando a entrada é gratuita.
Acesso
O trecho da BR-381, que é o mais acessado para ir ao Inhotim, está liberado. Todos os acessos via BR-040, passando por Retiro do Chalé, Casa Branca ou Piedade do Paraopeba, continuam bloqueados, uma das consequências do rompimento da barragem.