Equipamentos de fiscalização de velocidade estão desligados nas rodovias federais. A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). O motivo é o fim dos contratos de manutenção dos aparelhos, que estão instalados em todas as estradas administradas pelo órgão.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Os equipamentos foram desligados, segundo o Dnit, no início de fevereiro. O órgão explica que as empresas que prestavam os serviços de manutenção esperavam que os contratos anteriores fossem renovados em caráter de emergência. No entanto, a nova administração considerou que era preciso escolher novamente as empresas que realizariam o serviço.
O Dnit explicou que não tem como precisar em quantos pontos estão instalados os 500 equipamentos que foram desligados. Isso porque, em alguns locais de pista dupla, há pelo menos dois aparelhos para fiscalizar cada faixa.
Em nota, o Dnit ainda informou que o problema atinge as rodovias em todo o Brasil. Conforme o órgão, os contratos se encerraram no dia 14 de janeiro e foram remodelados em 24 lotes. Desses, 17 já receberam ordem de serviço e estão em execução.