Rádio Itatiaia
Itabirito, na região Central de MG, é a única cidade que está na reta de barragens da Vale com severo risco de rompimento que ainda não teve retirada emergencial de comunidades. O risco foi atestado por levantamento inicial de ação movida pelo Ministério Público de Minas. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Moradores de parte de Barão de Cocais, na região Central, e de Macacos, em Nova Lima, na Grande BH, foram retirados de suas casas à noite, em meio à sirenes tocando e sem qualquer informação.
A reportagem da Itatiaia teve acesso a mais de quatro mil páginas que mostram Itabirito na rota do perigo, caso Forquinha I, II, III – que estão desde o final do ano passado na mesma classificação de risco de Córrego de Feijão, de Brumadinho – se rompam. As três barragens estão em Ouro Preto, mas a cidade atingida seria Itabirito, de 55 mil habitantes. Caso elas se rompam, o tempo de inundação seria de 1h36 e o centro da cidade também seria atingido.
Uma reunião está marcada entre a Defesa Civil da cidade e a Defesa Civil de Ouro Preto nesta terça-feira. A Mineradora Vale, questionada sobre as maneiras de prevenção, mais uma vez não respondeu à Itatiaia, como não respondeu na semana passada e no meio da noite de sábado (16/02) evacuou Macacos.
A Prefeitura de Itabirito informou que a Defesa Civil acompanha e monitora as barragens do município e das cidades vizinhas.
Mariana
O medo de rompimento das barragens é tão grande que em Mariana estão sendo canceladas reservas em hotéis por causa das barragens em Ouro Preto.