Rádio Itatiaia
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pode votar o projeto de segurança das barragens na sexta-feira (22/02) ou até em sessão extraordinária no sábado (23/02) ou domingo (24/02).
Membros da Comissão de Administração Pública afirmam que foram mobilizados pelo presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), para dar uma resposta rápida aprovando o projeto o quanto antes.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O texto substitutivo ao projeto que está na Assembleia já está pronto e deve ser apresentado nesta quinta-feira (21/02) pelo presidente da comissão, deputado João Magalhães (MDB), após audiência pública.
A Itatiaia apurou que o texto adotado por ele deve ser o sugerido pelo Governo de Minas na sexta-feira passada (15/02), em que foram acolhidos os oito pontos de discordância apresentados pelo Ministério Público – um deles relacionado a comunidades abaixo de barragens – e mantidos quatro que o MP avaliou como positivos. O substitutivo deve ser votado no mesmo dia na comissão para ficar apto a ir a plenário.
Embora muitos deputados reivindiquem que é necessário tempo para analisar o substitutivo que sequer foi apresentado pelo relator, outros acreditam que, quanto mais tempo, mais lobby as mineradores farão junto aos parlamentares.