O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) definiu novas regras para veículos que se envolveram em acidentes no estado. A partir de agora, os danos sofridos numa batida serão classificados. Carros com estragos considerados médios, por exemplo, só poderão voltar a circular após inspeção e autorização da Polícia Civil.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O Detran classifica as batidas de trânsito em três categorias: pequena, média e grande. Atualmente, no caso de batidas leves e graves – quando há perda total – os veículos não precisam passar pela vistoria. Mas quando o estrago é considerado médio, depois do conserto, o dono tem que levar o carro num instituto técnico credenciado
Agora na hora do boletim de ocorrência, o Detran vai fazer um relatório padronizado, inclusive com fotos, para que a Polícia Civil possa determinar se o veículo pode ou não voltar às ruas.
De acordo com a polícia, se o veículo tiver até três itens danificados, o dano é considerado pequeno de três a seis – dano médio – e acima de seis, dano grande. Em caso de danos médios e grandes, um comunicado é enviado ao proprietário para que ele regularize a situação.
Transitar com veículo sem resolver a pendência de classificação de danos no Detran, é considerada infração grave com multa de R$ 195 e retenção do carro até que a situação seja regularizada.