O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, esteve na manhã de quinta-feira (28/02) no gabinete do governador Romeu Zema junto com o presidente da Associação Mineira dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil (Amig) e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido e com os prefeitos Zelinho (Congonhas), Avimar de Melo Barcelos (Brumadinho), Alex Salvador (Itabirito) e Marcelo Pinheiro do Amaral (Sarzedo).[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
No encontro, a comitiva expôs ao governador e aos secretários de Estado a preocupação dos municípios com o caos social que pode ser instaurado nas cidades com a queda da arrecadação proveniente da exploração do minério. Consequências como desemprego e prejuízos para cidades mineradoras e para o Estado também foram elencadas.
Na oportunidade, os prefeitos solicitaram que Zema lidere um movimento em torno de uma mineração com responsabilidade e economicamente viável.
“É momento de unir forças. É preciso juntar Amig, municípios, Agência Nacional de Mineração (ANM), com a liderança do governador, para defendermos a mineração responsável. Não se pode admitir perder mais sequer uma vida, mas se for atestada a segurança, as minas têm que voltar a operar”, ressalta o prefeito Antônio Carlos.
Romeu Zema assumiu o compromisso em criar um conselho ou uma secretaria provisória para tratar de assuntos referentes à mineração em Minas Gerais. Esse organismo terá como meta a defesa da vida e de uma mineração com sustentabilidade.