Portal Hoje em Dia
Com 410 blocos de rua, que desfilaram 447 cortejos pela cidade, Belo Horizonte recebeu 4,3 milhões de foliões em 2019, de acordo com a prefeitura. O número ficou abaixo do estimado antes da festa pela PBH – 4,6 milhões, mas representa um aumento de 13% em relação a 2018.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Foram 204 mil turistas, 18% a mais que a festa anterior. O balanço da quantidade de pessoas que circularam nos blocos, palcos oficiais, escolas de samba e blocos caricatos foi divulgado na manhã de terça-feira (12/03).
“Traz uma série de benefícios, porque o turista gasta com hotel, comida e transporte. É um desafio já que está Crescendo muito rápido e demanda. Esforço e dedicação maiores para minimizar impactos”, afirma o presidente da Belotur Gilberto Castro.
A organização do Carnaval envolveu 40 órgãos das administrações municipal, estadual e federal, além de entes privados.
Expectativa
De acordo com o presidente da Belotur, a expectativa de 4,6 milhões divulgada antes da festa foi levantada com base nos crescimentos anteriores. Os 300 mil a menos não preocupam a prefeitura, garante. “Nosso esforço não é ser o maior, então não vemos como negativo. Trabalhamos com qualificação e melhorias de serviços”, afirma.
Gilberto explica que não investir em publicidade fora da cidade também tem relação com isso. “Acreditamos no crescimento orgânico para manter bom serviço. Não queremos que a festa tenha um ápice e depois desça ladeira abaixo. Queremos manter no topo o maior tempo possível”, diz.
Pesquisa
Conforme levantamento da própria prefeitura, 80% dos foliões que moram fora de BH tiveram expectativas superadas e outros 68,4% afirmam que o evento melhorou. Por isso, 88% deles têm intenção de voltar.