Rádio Itatiaia
A decisão sobre a retirada ou não de nove mil famílias de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, será tomada segunda-feira (25/03). A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil Estadual, neste sábado, horas depois de a sirene da barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, tocar na noite dessa sexta-feira (22/03).
O nível de segurança da estrutura, que pertence à mineradora Vale, passou de 2 para 3, quando já há o risco iminente de rompimento. “A Defesa Civil faz um trabalho, nesse momento, de plano de contingência. A lama demoraria 1h12 para chegar nesse local e teríamos um tempo para retirar essas pessoas. Esse plano está sendo feito e deve ser apresentado à comunidade amanhã (domingo) ou segunda-feira”, disse Flávio Godinho à reportagem da Itatiaia, que está no local.
Apesar do susto dessa noite, moradores que conversaram com a reportagem da Itatiaia tentam não entrar em desespero. Além de confiar no trabalho das autoridades, eles se apegam à fé e também monitoram o nível do rio que passa pela região.
“Moro na parte alta, mas a gente tem a preocupação com o próximo e, às vezes, com um filho que pode estar na rua. A gente sempre mantém o contato. Coloco nas mãos de Deus, porque da outra foi muita tensão, graças a Deus não aconteceu nada, então a gente continua pondo na mão de Deus para ver o que vai ser o resultado”, disse o morador Célio.